Esporte preferido dos negros, que representam 75% da população da África do Sul, o futebol atraiu os brancos (8%) para os estádios na Copa das Confederações. Segundo a imprensa local, isso gerou surpresa para as pessoas que estão acostumadas a ir aos jogos no país.

- É tão surpreendente ver brancos aqui que você pensa: “Uau!”. Mas será que vai continuar assim na Copa do Mundo? – perguntou Benjamin Seitlhamo, vestido com a camisa dos “Bafana Bafana” ao jornal “Business Day”.

É fácil de notar a preferência dos brancos pelo rúgbi na África do Sul. No sábado, Joanesburgo ficou lotada de pessoas com a camisa da seleção local, que venceu um combinado britânico por 28 a 25. Os “Springboks” são formados quase que inteiramente por brancos.


Nos campos de futebol, a maioria dos torcedores é de negros. Quase todos acompanhados de suas vuvuzelas. Mas, no rúgbi, é proibido entrar com cornetas. Na seleção de Joel Santana, apenas um branco: o zagueiro Booth, ídolo da torcida.

- É uma questão racial. Se os Bafana Bafana perdem, eles dizem: “Vocês perderam”. Se os Springboks são derrotados, nós dizemos: “Vocês perderam” – afirmou Kenny Diboke.

" NÃO AO RACISMO! "

0 comentários: